Sobre Nós

Compartilhar:

 

HISTÓRIA DA DEMOCRACIA CRISTÃ NO BRASIL

 

A Democracia Cristã, como filosofia, já estava presente na Europa desde o sec. XIX, alicerçada nos princípios da dignidade humana, colocando a pessoa como centro do processo político social e unindo através da solidariedade os valores da justiça e da liberdade.

 

Entre os pensadores da Democracia Cristã no século passado, podem ser destacados entre outros, Jacques Maritain, Emmanuel Moriner, Étienne Gilson e Louis-Joseph Lebret.

 

Deve-se a Lebret a afirmação: “O grande mal não é a pobreza dos necessitados, mas sim a indiferença dos abastados e dos fartos.”

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, Alcide de Gasperi, na Itália, funda em 1942, o PDC – Partido Democrata Cristão, incorporando a filosofia da Democracia Cristã.

 

O PDC fundado por De Gasperi, foi uma das principais forças de resistência ao nazismo na Europa.

 

No final da Segunda Guerra Mundial, Konrad Adenauer na Alemanha, e Alcides de Gasperi, na Itália, formularam uma nova Doutrina Política, com o objetivo central de construir uma sociedade livre, justa e solidária. Chamaram de Democracia Cristã este novo pensamento político, ou seja, uma Doutrina Política democrática e fundamentada na dignidade da pessoa humana e nos valores humanísticos do Cristianismo: Liberdade, Justiça e Solidariedade.

 

No ano de 1945, inspirado nos ideais de Adenauer e De Gásperi, o Professor de Direito da USP, Cesarino Júnior, juntamente com outros companheiros, como Queiroz Filho, fundaram na Cidade de São Paulo, no Teatro Municipal, no dia 9 de julho, o PDC – Partido Democrata Cristão.

 

A exemplo da Europa, a Democracia Cristã expandiu-se rapidamente no Brasil e através do PDC, ingressaram na vida pública, grandes expoentes da política brasileira, como Jânio Quadros, Franco Montoro, José Richa e Nelson Marchezan.

 

Em 1962, ingressou em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, na Juventude Democrata Cristã, JOSÉ MARIA EYMAEL, hoje Presidente Nacional da Social Democracia Cristã, no Brasil, representada pelo PSDC – Partido Social Democrata Cristão.

 

Em 1965, o Ato Institucional nº 2, extinguiu todos os partidos políticos, inclusive o PDC, criando em seu lugar apenas dois partidos: a Arena e o MDB. O Presidente Nacional do PDC era o Deputado Federal Franco Montoro.

 

Em 1985, vinte anos depois, com a abertura política, novamente a Democracia Cristã é implantada no País, com a fundação do PDC – Partido Democrata Cristão, sendo seu fundador o médico Jorge Coelho de Sá, do Rio de Janeiro.

 

Ainda em 1985, JOSÉ MARIA EYMAEL é convocado, pela Democracia Cristã, para organizar o PDC em São Paulo, assumindo a Presidência Estadual e concorrendo pelo partido como candidato à Prefeitura da Cidade de São Paulo.

 

Em 1986, a Democracia Cristã elegeu 5 Deputados Federais Constituintes, e entre eles, JOSÉ MARIA EYMAEL, com mais de 72 mil votos distribuídos por todos os municípios do Estado de São Paulo.

Nas eleições municipais de 1988 e nas eleições de 1990, o PDC continuou a crescer, elegendo em 1990, nada menos que 22 Deputados Federais.

 

Nesta mesma eleição, o PDC elegeu dois Senadores da República, um pelo Estado do Amazonas e outro pelo Estado do Maranhão. Com a eleição desses Senadores, o PDC passou a ter quatro cadeiras no Senado, uma vez que já tinha um Senador pelo Estado do Espírito Santo e outro pelo Estado de Goiás.

 

A seguir, nas eleições municipais de 1992, o PDC elegeu 211 Prefeitos e Vereadores em centenas de cidades.

 

Em 1993, apenas 8 anos após o seu ressurgimento, o PDC – Partido Democrata Cristão já havia se transformado em uma das principais forças políticas do país. Os números eram impressionantes:

 

4 Senadores

22 Deputados Federais

Dezenas de Deputados Estaduais;

211 Prefeitos;

Vereadores em centenas de cidades.

 

Neste mesmo ano de 1993, entretanto, no dia 03 de abril de 1993, a Direção Nacional do Partido, em decisão profundamente equivocada, promoveu a fusão do PDC – Partido Democrata Cristão a outro Partido Político, PDS.

 

JOSÉ MARIA EYMAEL, então em seu segundo mandato como Deputado Federal, representando o sentimento das bases partidárias, não aceitou a fusão.

 

Resistiu a ela!

 

As 15 horas, ao aproximar-se o final da Convenção que homologaria a fusão, José Maria Eymael, escreveu em seu diário político:

“Velo neste momento, 15 horas da tarde do dia 3 de abril de 1993, solitariamente, a imensa, triste e também solitária agonia da Democracia Cristã, do Partido Democrata Cristão, em nosso país.

Em 1965, foi a mão fria do Regime Militar que ceifou-lhe a vida.

Hoje, 1993, são seus próprios dirigentes que lhe cortam a existência, quando teriam o poder de perpetuá-la.

Mas a Democracia cristã, que já renasceu uma vez, renascerá novamente e ao renascer, no próximo amanhã, será eterna!”

 

Foi breve, todavia, a ausência da Democracia Cristã no cenário político brasileiro.

 

Em 30 de março de 1995, sob a liderança do Deputado Federal Constituinte, JOSÉ MARIA EYMAEL, Democratas Cristãos de todo o país, restauraram a Democracia Cristã no Brasil, através da fundação do PSDC – Partido Social Democrata Cristão. O “S” acrescentado à antiga sigla, destina-se a enfatizar o compromisso da Democracia Cristã, com a Justiça Social e Solidariedade.

 

Em 1996, o PSDC – Partido Social Democrata Cristão já participou das Eleições Municipais em todo o País, elegendo Prefeitos e Vereadores.

 

Em 5 de agosto de 1997, concluindo com êxito, o processo de organização em nível nacional, obteve o PSDC – Partido Social Democrata Cristão, através de decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral, o seu registro definitivo como Partido Político.

 

Em 1998, só três anos depois de sua fundação, o PSDC- Partido Social Democrata Cristão, participou do processo eleitoral, em todos os níveis, e em todos os Estados, tendo o Deputado Federal Constituinte JOSÉ MARIA EYMAEL concorrido nessas eleições, ao cargo de Presidente da República, pela Democracia Cristã.

 

Ressalte-se que na campanha presidencial de 1998, o candidato à Presidência da República pelo PSDC – Partido Social Democrata Cristão, JOSÉ MARIA EYMAEL, foi o único candidato a Presidência da República a visitar todos os Estados brasileiros, mesmo os mais distantes.

 

Inconformado pelas diferenças sociais e econômicas que encontrou entre os estados brasileiros, JOSÉ MARIA EYMAEL afirmou: “Na Presidência da República a Social Democracia Cristã construirá, um só Brasil, para todos os Brasileiros”.

 

Em 1999, dois eventos se destacam:

 

  • Em 15 de junho, foi realizado um Encontro da Social da Democracia Cristã da Região Nordeste, quando foi aprovada a Resolução nº 01 da Comissão Executiva do Diretório Nacional, que em seu item 1.2. estabelece como compromisso da Social Democracia Cristã:

“Lutar pela existência e prática de uma Política Nacional de Desenvolvimento, que valorize o potencial econômico humano e econômico de cada região do País, eliminando desigualdade sociais e econômicas e construindo assim, um só Brasil para todos os Brasileiros.”

 

Foi este evento que inspirou a partir de 2003 a realização de Encontros Regionais do PSDC em todas as regiões do País.

 

  • Em novembro, foi realizado na cidade do Rio de Janeiro – RJ o ”Iº ENCONTRO NACIONAL DE PRESIDENTES DE DIRETÓRIOS ESTADUAIS DO PSDC”.

 

Nesse histórico encontro foram definidos os parâmetros organizacionais, metodologia e a coreografia dos “Encontros Nacionais de Presidentes”.

 

Ainda nesse mesmo evento foi convencionado que o Encontro Nacional de Presidentes Estaduais seria anual, realizado sempre no último final de semana do mês de novembro e só voltará a ocorrer no estado que o sediou, após ter percorrido todas as demais Unidades da Federação, ou seja, só depois de 26 anos.

 

Nas eleições municipais do ano 2000 o PSDC – Partido Social Democrata Cristão, participou do pleito em centenas de municípios brasileiros, elegendo Prefeitos e significativa bancada de Vereadores, crescendo quatro vezes em relação às Eleições Municipais de 1.996.

 

Em 25 e 26 de novembro deste mesmo ano, foi realizado em Cuiabá – MT, o II ENCONTRO NACIONAL DE PRESIDENTES ESTADUAIS DO PSDC.

 

É nesse Encontro que é aprovado o “Ritual dos Dez Passos”, ou seja, o Ritual a ser obedecido nas reuniões dos Órgãos Partidários do PSDC em todo o Território Nacional.

 

Em 2001, nos dias 23 e 24 de novembro, foi realizado na cidade de Recife – PE, o III ENCONTRO NACIONAL DE PRESIDENTES ESTADUAIS DO PSDC.

 

Em 2002, o PSDC – Partido Social Democrata Cristão avança ainda mais, elegendo o seu primeiro Deputado Federal pelo Estado do Rio de Janeiro e Deputados Estaduais no Acre, Amazonas, Goiás e Pernambuco.

 

Ainda em 2002, no último final de semana de novembro, nos dias 22 e 23 foi realizado o IV ENCONTRO NACIONAL DE PRESIDENTES ESTADUAIS DO PSDC, na cidade de Vila Velha – ES.

 

Em agosto de 2003, antecipando-se a Reforma Política e promovendo a Fidelidade Partidária, alterou seu Estatuto, introduzindo a Cláusula de indenização Compensatória, penalizando o filiado que eleger-se pelo PSDC e depois abandonar o Partido.

 

Ainda em 2003, o PSDC passa a realizar eventos regionais sob os títulos: S-DECRIS Sul-Sudeste, S-DECRIS Centro-Oeste, S-DECRIS Nordeste e S-DECRIS Norte, ou seja, Encontros Regionais dos Estados da Região Sul-Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

 

Foi estabelecido também que os Encontros Regionais a partir de 2005 seriam realizados sempre no primeiro semestre dos anos ímpares, a cada dois anos.

 

Foram os seguintes os S-DECRIS Regionais em 2003, realizados no segundo semestre:

 

  • I S-DECRIS Região Sul-Sudeste – São Paulo – SP
  • I S-DECRIS Região Centro-Oeste –Chapada dos Guimarães – MT
  • I S-DECRIS Região Norte – Porto Velho – RO
  • I S-DECRIS Região Nordeste – João Pessoa – PB

 

Também em 2003, em ___/___/____ foi realizado em Brasilia – DF, o V ENCONTRO NACIONAL DE PRESIDENTES DE DIRETÓRIOS ESTADUAIS DO PSDC.

 

Em 2004, o PSDC participou das Eleições Municipais em todo País, elegendo Prefeitos de importantes cidades brasileiras como Jaboatão dos Guararapes (PE), Aruanã (GO), Viçosa (MG), Teixeira de Freitas (BA), Boituva (SP) e Vice-Prefeitos em tantas outras como São Gonçalo (RJ) e Guarujá (SP).

 

Com os resultados das Eleições Municipais de 2004 para Prefeito, o PSDC conquistou a 13ª posição no ranking dos 27 Partidos Políticos que disputaram a eleição.

 

No primeiro semestre de 2005, foram realizados os II S-DECRIS Regionais conforme abaixo relacionado:

 

  • II S-DECRIS Região Sul-Sudeste – 20 E 21/05 – Belo Horizonte – MG
  • II S-DECRIS Região Centro-Oeste –11 e 12/03 – Goiânia – GO
  • II S-DECRIS Região Norte – 10 E 11/06 – Belém – PA
  • II S-DECRIS Região Nordeste – 29 e 30/04 – Salvador – BA

 

Em 9 de julho de 2005, o PSDC – Partido Social Democrata Cristão, realizou no Auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa de São Paulo, o I Congresso Nacional da Social Democracia Cristã no Brasil, comemorando também na data, 60 anos da implantação da Democracia Cristã no Brasil.

 

Neste evento, foi estabelecido que o Congresso Nacional será realizado a cada dois anos, no segundo semestre dos anos ímpares.

 

Em 2006, o PSDC disputou as eleições com candidatos próprios a Governador em 25 estados e a Presidência da República. Concorreu também nos Estados, com consistentes chapas de candidatos a Deputado Estadual, Deputado Federal e ao Senado da República.

 

Na campanha para Presidência da República, o Candidato do PSDC, Deputado Federal Constituinte José Maria Eymael, percorreu novamente todos os estados, tendo sido votado na maior parte dos municípios brasileiros.

 

O grande saldo da Campanha das eleições de 2006, além da eleição de Parlamentares, foi a imagem alcançada pelo PSDC: Um Partido nacional e independente em todo o País.

 

No primeiro semestre de 2007, foram realizados os III S-DECRIS Regionais conforme abaixo relacionado:

 

  • III S-DECRIS Região Sul-Sudeste – 30 E 31/03 – Curitiba – PR
  • III S-DECRIS Região Centro-Oeste –18 e 19/05 – Goiânia – GO
  • III S-DECRIS Região Norte – 25 E 26/05 – Manaus – AM
  • III S-DECRIS Região Nordeste – 04 e 05/05 – Recife – PE

 

 

Em 5 de Outubro de 2007, alcançou e superou a marca histórica de 1500 municípios brasileiros, com o PSDC organizado e habilitado a participar das Eleições Municipais de 2008.

 

Ainda em 2007, realizou o II Congresso Nacional da Social Democracia Cristã no Brasil na cidade de Belo Horizonte – MG.

 

Em 2008, nas Eleições Municipais, obteve para seus Candidatos a Vereador e legenda, mais de um milhão e trezentos mil votos, elegendo vereadores em grandes cidades do País e em seis capitais brasileiras: Boa Vista, Goiânia, João Pessoa, Recife, Rio de Janeiro e São Luiz.

 

No primeiro semestre de 2009, foram realizados os IV S-DECRIS Regionais conforme abaixo relacionado:

 

  • IV S-DECRIS Região Sul-Sudeste – 29 E 30/05 – Serra – ES
  • IV S-DECRIS Região Centro-Oeste –19 e 20/06 – Palmas – TO
  • IV S-DECRIS Região Norte – 15 E 16/05 – Boa vista – RR
  • IV S-DECRIS Região Nordeste – 26 e 27/06 – Natal – RN

 

Em 2009, realizou o III Congresso Nacional da Social Democracia Cristã no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro – RJ.

 

Ainda em 2009, no mês de Novembro, durante o XI ENCONTRO NACIONAL DE PRESIDENTES DE DIRETÓRIOS ESTADUAIS DO PSDC, realizado em Aracaju – SE, inspirada na “CONCLAMAÇÃO DA PARAÍBA” (João Pessoa, 03/10/09), foi aprovada por unanimidade a DECLARAÇÃO DE ARACAJÚ, a qual determina que o PSDC dispute as eleições presidenciais de 2010 com candidato próprio e indica, como Pré Candidato a Presidente da República, O DEPUTADO FEDERAL CONSTITUINTE JOSÉ MARIA EYMAEL, Presidente Nacional do PSDC.

 

Em 2010, conforme determinado pela Declaração de Aracaju – SE,

Disputa com candidato próprio a Presidência da República, José Maria Eymael, tendo a campanha como lema: “A Dignidade de uma Vida!”.

 

Registre-se, que o candidato do PSDC a Presidente da República, obteve a 5ª classificação entre nove candidatos, estando acima dele, somente os candidatos com expressivo tempo de rádio e televisão, além do direito de participação nos debates.

 

Nessa campanha nacional, quinze anos após a fundação do PSDC, o Brasil redescobre a Democracia Cristã e ingressam no PSDC, em todo País, líderes de todos os segmentos da sociedade.

Ainda em 2010, aumentando sua presença nas Assembléias Legislativas, elege Deputados Estaduais no Rio de Janeiro, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Ceará.

 

Também em 2010, ocorrem dois eventos de significativa importância:

 

  • Em 20 de outubro, aproveitando a bem sucedida experiência da TV Eymael, na campanha eleitoral, foi criada a TV 27 pelo sistema web.

 

  • Em 15 de dezembro, é realizada em São Paulo – SP, o I ENCONTRO DO PSDC MULHER, presidido pela Vereadora Sandra Gomes, Presidente Nacional do PSDC Mulher, participando do evento, representantes do PSDC Mulher de vários Estados.

 

 

Em 2011, no dia 17 de fevereiro, o Presidente Nacional do PSDC, Deputado Federal Constituinte José Maria Eymael, assina e promulga o Manifesto para Criação do Ministério da Família.

 

Nesta mesma data, a Presidente Nacional do PSDC Mulher, Vereadora Sandra Gomes, em cadeia nacional de rádio e televisão, durante o Programa Político Partidário, faz o lançamento oficial da Campanha Nacional para Criação do Ministério da Família, assumindo o PSDC Mulher a sua coordenação.

 

No primeiro semestre de 2011, foram realizados os V S-DECRIS Regionais conforme abaixo relacionado:

 

  • V S-DECRIS Região Sul-Sudeste – 13 E 14/05 – Florianópolis – SC
  • V S-DECRIS Região Centro-Oeste – 03 e 04/06 – Campo grande – MS
  • V S-DECRIS Região Norte –27 E 28/05 – Macapá – AP
  • V S-DECRIS Região Nordeste – 17 e 18/06 – São Luiz – MA

 

Ainda em 2011, três eventos devem ser assinalados:

 

  • Em 13 de junho, com base no sucesso da TV 27 é criada também pela web a TV 27 Mulher.

 

  • Em 24 de novembro, em Fortaleza, foi realizado o II ENCONTRO NACIONAL DO PSDC MULHER, o qual revelou o crescimento extraordinário do PSDC Mulher no país.

 

  • Em 15 de dezembro, em São Paulo, é realizada a I PLENÁRIA DO PSDC MULHER com transmissão ao vivo pela web, através da TV 27 eTV 27 MULHER.

 

 

Em 2012, nas eleições municipais, o PSDC dá um enorme salto:

 

  • Alcança um milhão e seiscentos mil votos para Vereador, elegendo 457 Vereadores, crescendo 30%. Em 2008, foram 353.

 

  • Elege Vereadores em 11 capitais brasileiras. Em 2008, foram 6. Quase 100% a mais.

 

  • Elege 19 Vereadores nas capitais. Em 2008, foram 7. Quase 200% a mais.

 

Ainda em 2012, dois eventos merecem destaque:

 

  • Em 22 de novembro, em Salvador – BA – III ENCONTRO NACIONAL DO PSDC MULHER

 

  • Em 23 de novembro, em Salvador – BA – XIV ENCONTRO NACIONAL DOS PRESIDENTES ESTADUAIS DO PSDC.

 

  • Em 12 de dezembro – II PLENÁRIA DO PSDC MULHER, em São Paulo – SP, com transmissão ao vivo pela web, através da TV 27 eTV 27 MULHER.

 

Em 2013, em seu primeiro semestre foram realizados os S-DECRIS regionais:

 

  • VI S-DECRIS Região Sul-Sudeste – Curitiba – PR – 05 e 06/04
  • VI S-DECRIS Região Centro-Oeste – Brasilia – DF – 10 E 11/05
  • VI S-DECRIS Região Norte – Rio Branco – AC – 24 e 25/05
  • VI S-DECRIS Região Nordeste – Teresina – PI – 07 e 08/06

 

Em 05 de fevereiro, identificando a existência da sociedade de nítido e forte sentimento de inconformidade face a corrupção, a violência e a má qualidade dos serviços públicos, a Mensagem do Presidente Nacional inovando no processo político brasileiro, abordou o tema da Inconformidade.

 

Após relacionar as graves carências nacionais, resumiu a Mensagem:

 

  • Inconformidade com o que poderíamos ter e não temos!
  • Inconformidade com o que não somos e poderíamos ser!

 

Em 10 de abril, movidos pelo sentimento da Inconformidade, os Líderes Democrata Cristãos presentes no VI S-DECRIS da Região Sul-Sudeste, aprovaram, Nota Oficial, exigindo do Governo Federal, atitude para libertar os torcedores brasileiros seqüestrados na Bolívia.

 

Em 24 de Maio: Lideres Democrata Cristãos, reunidos na Praça Plácido de Castro, na cidade de Rio Branco, Capital do Acre, as 19 horas e quinze minutos, com o pé direito dão um primeiro passo e com este gesto, começam no Pais  A MARCHA DA INCONFORMIDADE.

Em 17 de junho: A INCONFORMIDADE  já pressentida em fevereiro, explode nas ruas do Pais e ao rufar de seus tambores, o povo brasileiro  redescobre  sua força  e  se reencontra com a esperança.  Nascia um novo Brasil!

 

Merece ainda destaque no atual cenário do PSDC o desenvolvimento dos Movimentos da Social Democracia Cristã como, Movimento da Juventude, PSDC Mulher, Movimento Ambiental, Movimento Solidariedade, Movimento Trabalhista, Movimento Empresarial, Movimento Cultural, Movimento em Defesa dos Portadores com Necessidades Especiais, Movimento Nacional Indígena, Movimento Brasil sem Drogas, entre outros.

 

 

No plano mundial, através da Secretaria de Relações Internacionais, o PSDC avança cada vez mais em seu relacionamento com Partidos Democrata Cristãos de todos os continentes e com as Organizações Internacionais da Democracia Cristã.

 

Este site utiliza cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Consulte nossa política de privacidade

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close