Campanhas eleitorais pelas Redes Sociais

23.08.2019 por DC em Notícias


Compartilhar:

Nos próximos dias 30 e 31 de agosto, os Democratas Cristãos se reúnem em Brasília para o VIII Congresso Nacional da Democracia Cristã e o II Encontro da Democracia Cristã Jovem. Na pauta eleições 2020, o crescimento da DC em todo país e, sobretudo, campanhas nas redes sociais. Para falar sobre esse tema tão relevante a todos que disputarão o pleito o ano que vem, o Diretório Executivo Nacional foi buscar um “expert” na área. André Maia é palestrante, especialista em Marketing Digital e Consultor em Excelência em Serviços. Ele conversou com a equipe de comunicação da DC e enfatizou o papel de suma importância das redes sociais no processo político.
DC – O que representa, hoje, as redes sociais na elaboração de uma campanha política?
André Maia – O relatório Digital in 2019, feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, apontou que 66% da população brasileira é usuária das redes sociais. Se você acha que isso não é muito, não se engane essa porcentagem representa mais de 140 milhões de usuários ativos. E não para por aí: o Brasil foi um dos países com maior aumento no número de usuários nas redes, com mais de 10 milhões de novos usuários!
DC – Quais os caminhos que se deve trilhar para se criar uma campanha de impacto nas redes sociais?
André Maia – Embora pareça fácil criar uma Campanha o processo não é simples, imagine a seguinte situação: Você vai ao estádio assistir a um jogo do Brasil e pede pra sua mãe assistir ao canal de TV que está transmitindo para identifica-lo no meio da multidão. Claro que sua mãe não vai conseguir acha-lo devido à quantidade de pessoas no local, a mesma coisa acontece com a quantidade de informações na internet, pois é necessário uma equipe profissional e realizar o seguinte processo:
1-Identificar o publico                     
2-Saber o perfil desse publico
3-Chamar a atenção desses eleitores
4-Se relacionar com esses eleitores
5-Identificar quem continua vendo o conteúdo e quem está abrindo sempre.
6-Lembrar o público constantemente 
7- Monitorar esse público
8-Em posse desse monitoramento, traçar estratégias para o dia da eleição.

DC – Como se obter adesão e, principalmente, conversão em votos? 
André Maia – Funciona exatamente como uma venda de produto online, pois você precisa PREPARAR O PÚBLICO para uma venda ou eleição através de um processo de Campanha online.

DC – Quais as melhores redes sociais ao abordarmos o aspecto político na Internet? 
André Maia – A que o seu público está. Redes Sociais são canais de comunicação. É necessário entender como funciona cada canal para utilizar a melhor estratégia.
Influenciar pessoas consiste em ter um relacionamento com elas, mas é necessário saber qual a percepção que a pessoa teve ao se relacionar com ela, Pois comunicação não é o que se fala e sim o que se entende.

DC – É possível se interferir no comportamento e na disposição dos receptores de mensagens através das redes sociais?
André Maia – Não é possível. O processo de “influenciar” é uma conquista. A tecnologia uniu o mundo, mas separou os indivíduos. Qualidade do relacionamento é  o segredo.

DC – A Internet se configura como uma rede horizontal, mutidirecional, descentralizada e interativa. Fale um pouco de sua experiência com ela e as redes sociais.
André Maia – Vivemos em um mundo caracterizado pela perda dos valores humanos. O ser político mostra indiferença em relação aos sentimentos das pessoas. Como especialista em Marketing Digital e Consultor em Excelência em Serviços, identifiquei que as ferramentas disponíveis no mercado são ótimas, mas é preciso saber usar. Existem muitos casos de equipes totalmente amadoras. Imagine deixar a parte mais importante (RELACIONAMENTO) na mão de pessoas totalmente despreparadas com a responsabilidade de influenciar no voto. Um erro pode levar um mandato ou uma campanha inteira para  o ralo.

Este site utiliza cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Consulte nossa política de privacidade

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close