Democrata-Cristãos comemoraram 70 anos de intensa participação na vida publica do Brasil.

04.09.2015 por DC em Notícias


Compartilhar:

O evento comemorativo dos 70 anos da Democracia Cristã no Brasil aconteceu no último dia 27 em São Paulo. Sucesso absoluto, com as dependências do Teatro Ruy Barbosa, na universidade Mackenzie, lotado, o PSDC recebeu os Democrata-Cristãos de todo Brasil, para uma noite de Gala.

Foi em um remoto 9 de julho do ano de 1945 que Cesarino Junior junto com vários partidários do ideário Democrata Cristão fundaram, no Teatro Municipal de São Paulo, o PDC – Partido Democrata Cristão. De lá até os dias atuais 70 anos se passaram. Muitas foram às lutas e batalhas travadas em todos esses anos e os nomes ilustres que a Democracia Cristã revelou no cenário político brasileiro, como Monsenhor Arruda câmara, Franco Montoro, Juarez Távora, Jânio quadros e tantos outros, que sempre acreditaram nos fundamentos do cristianismo aplicados na prática política para a formação de sociedades verdadeiramente livres, justas e solidarias.

O evento comemorativo teve inicio às 19 horas e contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais como o Presidente da ODCA, Organização Democrata Cristã da América, Jorge Ocejo Moreno e do vice-governador de São Paulo Márcio França, que representou o governador Geraldo Alckimin.

A Democracia Cristã, em terras brasileiras, nasceu nas dependências de um teatro, local onde se cultua a arte e a cultura, nada mais justo que comemorasse data tão importante também em um teatro que se localiza no interior de uma Universidade, lugar aonde se formam mentes e se projeta o futuro.

Nas palavras do Presidente da ODCA, Jorge Ocejo Moreno, “a Democracia Cristã propõem o respeito aos direitos humanos, as liberdade políticas e a possibilidade de acesso de todo mundo, homens e mulheres, ao poder. Somos pelo respeito total a dignidade das pessoas”. O senador mexicano Ocejo Moreno, é Presidente da ODCA, organização da qual o PSDC passa a fazer parte e veio ao Brasil participar das comemorações dos 70 anos da Democracia Cristã a convite da Executiva Nacional do PSDC.

Segundo o Deputado Federal Democrata Cristão Aloísio Mendes, “a Democracia Cristã tem uma história vitoriosa em nosso país e é hoje o partido que melhor representa grande parte dos anseios nacionais”.

Já para o Deputado Federal Constituinte José Maria Eymael, Presidente do PSDC, “esse foi um momento de emoção impar. Estar aqui para comemorarmos esses 70 anos de Democracia Cristã em terras brasileiras foi uma das maiores vitórias de nossas vidas, de todos nós, companheiros, que tivemos a honra de vivenciar esse momento”, declarou emocionado.

A programação dos 70 anos de Democracia Cristã no Brasil continuou no dia seguinte, 28, com uma reunião plenária do PSDC Mulher, com a presença de todos os Presidentes de Diretórios Estaduais, no Hotel Transamérica, cuja Presidente, Deputada Glaucione Rodrigues, e demais representantes das lideranças Democrata Cristã feminina falaram sobre o papel da mulher na política, do atual momento que vive o Brasil e sobre os possíveis caminhos para o país sair da crise que esta vivendo.

Democracia Cristã: 70 anos de Brasil!