Há 70 anos a Democracia Cristã chegava para fincar a sua bandeira em terras brasileiras

03.07.2015 por DC em Notícias


Compartilhar:
Algumas das personalidades que escreveram a história da Democracia Cristã no Brasil: Da esquerda para direita, Cesarino Junior, Mons. Arruda Câmara, Juarez Távora, Franco Montoro, Jânio Quadros, Ney Braga, Queiroz Filho e o Deputado Federal Constituinte José Maria Eymael.

Algumas das personalidades que escreveram a história da Democracia Cristã no Brasil:
Da esquerda para direita, Cesarino Junior, Mons. Arruda Câmara, Juarez Távora, Franco Montoro, Jânio Quadros, Ney Braga, Queiroz Filho e o Deputado Federal Constituinte
José Maria Eymael.

Muito tem que ser comemorado nesses 70 anos de Democracia Cristã no Brasil. Fundado em 9 de julho de 1945, pelo jurista e professor Cesarino Junior, o PDC marcou sua trajetória pela participação ativa e incisiva nos grandes temas nacionais desde então. Na cidade e no campo os preceitos Democrata-Cristãos marcaram toda uma época. Das lutas trabalhistas nos primeiros tempos, as postulações de uma política voltada para o social as idéias da Democracia Cristã, então ajudando a reconstruir uma Europa arruinada pela II grande guerra, aportaram no Brasil e humanizaram o modo de se fazer e pensar política.

Nomes como o de seu fundador Cesarino Junior e, posteriormente, Monsenhor Arruda Câmara, Juarez Távora, Franco Montoro, Queiroz Filho, Janio Quadros, Ney Braga e tantos, outros fizeram nos primeiro 20 anos da Democracia Cristã brasileira, parte da história deste país. Ai veio à revolução de 64 e com ela o bi-partidarismo que ceifou a existência dos Democrata-Cristãos em terras brasileiras. No entanto em 1985, com o advento da abertura política e da redemocratização o PDC voltou à vida e com forças redobradas. A eleição, dois anos depois, de José Maria Eymael para a Câmara Federal, e sua conseqüente participação nas eleições de 1988, ao lado de outros Democrata-
Cristãos, revitalizou e fez do PDC um dos partidos mais atuantes da Constituinte. Nova crise e a anexação do PDC a outra legenda, parecia destruir os sonho Democrata-Cristão brasileiro, mas a voz e a ação de Eymael fizeram com que em 1995 o partido ressurgisse com a sigla PSDC que definia bem a abordagem social que sempre esteve presente nas propostas da Democracia Cristã.

Esse ano os Democrata-Cristãos estão comemorando os 70 anos em terras brasileiras. O PSDC, partido que legitimamente representa os ideais da Democracia Crista, hoje presente em mais de 100 países, entre eles a Alemanha da Chanceler Angela Merkel, mantém viva a chama Democrata-Cristã que ajudou a construir e reerguer nações e esta pronta, como sempre esteve a dar a sua contribuição para a reconstrução das idéias e ideais que fizeram do Brasil a grande nação que é, merecedora de cumprir a sua missão de liderança em todo o planeta, como bem o disse o Presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, recentemente.