1º de Maio: Uma homenagem Democrata Cristã ao trabalhador brasileiro

30.04.2015 por DC em Notícias


Compartilhar:
1º de Maio: Uma homenagem Democrata Cristã ao trabalhador brasileiro

1º de Maio: Uma homenagem Democrata Cristã ao trabalhador brasileiro

Na Constituição de 1988 , uma das grandes preocupações dos Democrata- Cristãos liderados pelo Constituinte José Maria Eymael era com os direitos trabalhistas. Apesar da participação efetiva em todas as etapas e assuntos concernentes a vida do cidadão brasileiro, que seriam expressas na nova “Carta”, o dia a dia e as conquistas trabalhistas eram prioridade para os Constituintes Democrata-Cristãos.

Assim a começar pelo Art. 7- Inc. I que protege o trabalhador contra a demissão arbitraria ou sem justa causa e prevê indenização compensatória, entre outros direitos, seguidos pela redução da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais, os 50 % a mais nas horas extras trabalhadas, Art. 7 – Inc. XVI, a proteção do mercado de trabalho da mulher, aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, com a obrigatoriedade de o trabalhador ser comunicado no mínimo 30 dias antes, direito do trabalhador assegurados em relação aos últimos cinco (5) anos de trabalho, cabendo, no caso de rescisão, propor ação competente em até dois anos após a data da quebra contratual, e a garantia de emprego de dirigente sindical, a Democracia Cristã se colocou ao lado do trabalhador lhes garantindo todos os direitos que constam da atual Constituição e o protegem bem como a sua família.

Dessa forma o 1º de Maio é uma data com grande significado para os Democrata-Cristãos. Nas palavras do Presidente Nacional do PSDC e Deputado Federal Constituinte José Maria Eymael a homenagem da Democracia Cristã ao trabalhador brasileiro: “Durante a Constituinte nos debruçamos sobre os direitos trabalhistas e sociais do povo brasileiro e Almejamos ardentemente que essas conquistas se ampliem cada vez mais. Desejamos a você trabalhador que constrói o futuro desse país e a todos os seus familiares um 1º de Maio repleto de reflexões sobre a fundamental importância do papel exercido por todos na construção da Pátria brasileira. Para termos o Brasil que queremos e podemos. Feliz dia do Trabalhador a todos”.