PSDC de Rondônia já iniciou caminhada rumo às eleições 2014

21.05.2013 por DC em Notícias


Compartilhar:

As eleições gerais (presidente, uma vaga ao Senado, deputados federais e estaduais) começaram a mobilizando as lideranças partidárias rondonienses. O presidente do diretório regional do Partido Social Democrata Cristão (PSDC) Edgar Tonial (Edgardo Boi) deu inicio nesta semana passada a um giro pela região central do estado e pelo Vale do Guaporé – percorrendo os municípios de Cacoal, Espigão do Oeste, Ji-Paraná, Rolim de Moura, e Pimenta Bueno.
O processo político-eleitoral exige muito trabalho e dedicação, Segundo Edgar do Boi, que se declara pré-candidato a deputado federal e, quer fortalecer os diretórios municipais, o PSDC está organizado nos 52 municípios rondonienses. Edgardo Boi também trabalha o seu nome para a Câmara Federal.
O PSDC tem dois deputados estaduais (Neodi Carlos e Glaucione Rodrigues), três vice-prefeitos (São Miguel, Colorado do Oeste e Buritis) e 28 vereadores. A meta é ampliar a participação na Assembléia Legislativa, com pelo menos mais uma cadeira e garantir uma vaga na Câmara Federal.
Apesar de os deputados estaduais Neodi e Glaucione estarem dando suporte ao governo, Boi disse que não há qualquer participação do partido na administração Confúcio Moura (PMDB), pois não abre mão de sua independência partidária. “O PSDC não interfere na atuação dos parlamentares e de filiados que detenham cargos eletivos”, avisa o presidente.
A legislação eleitoral é muito rígida e garante prerrogativas aos partidos políticos. Mesmo com o fortalecimento partidário, com o mandato pertencendo a ele (partido), “nossos deputados não estão dando a mínima atenção para isso, no que se refere a obrigações partidárias”, afirma Edgar do Boi.
Parcerias
O PSDC ainda não sabe com quem estará caminhando junto nas eleições de 2014. A experiência de 2012, quando toda a liderança da capital deu apoio ao prefeito Mauro Nazif (PSB), não foi das melhores, porque “não fomos nem atendido pelo irmão (Gilson) do prefeito. Até parece que não tivemos importância no processo eleitoral do segundo turno na eleição do Mauro”, lamenta o presidente Edgar do Boi.
Segundo Boi, o PSDC tem em seus quadros técnicos e políticos em condições de ajudar na administração municipal de Porto Velho. “Mas acreditamos que a prefeitura está bem servida …”, ironizou.

Fonte : OGuapore