PSDC pontua força da mulher na política

03.04.2012 por DC em Notícias


Compartilhar:

BARRA MANSA

Há quase um mês, Iara Acunha assumiu a presidência do diretório do Partido Social Democrata Cristão (PSCD/Mulher) no município e, segundo ela, 20 mulheres já se filiaram à sigla em apenas 30 dias de existência. Em entrevista exclusiva ao A VOZ DA CIDADE, Iara falou sobre o pouco tempo que atua à frente da sigla, fez um balanço sobre o primeiro mês atuante, destacou feitos do período assumido a presidência e contou sobre a expectativa para otrabalho feito com o grupo.
Iara é gaúcha. Porém, ainda nova veio para Rio de Janeiro e estáem Barra Mansahá mais de 30 anos.
Ela pontua os principais aspectos do seu primeiro mês de mandato e da força que as mulheres podem ter na política municipal. “São poucas as mulheres que querem participar ativamente do meio político, às vezes por preconceito achando que será discriminada ou até mesmo por achar que é um ambiente só de homens. Isso tem que mudar, temos que trabalhar para que as mulheres mudem esse ponto de vista”, explica a presidente.
A presidente lembra que está no diretório do partido há muito tempo e que foi uma honra conseguir alcançar esse cargo de liderança no diretório do PSDC Mulher na cidade. Ela comenta que a primeira grande campanha foi de doação de sangue por conta dos bancos estarem com estoques muito baixos. “Como enfermeira eu sei o quanto que faz falta esse tipo campanha, porque os bancos de sangue estão muito baixos”, lembra.
Iara antecipa que os próximos eventos que pretende organizar serão palestras e campanhas para conscientizar as mulheres que elas podem estar em cargos políticos. “As mulheres não estão preparadas para a política, mais para frente pretendo trazer cursos voltados para o preparo delas” explica.
Quando é questionada sobre quantas mulheres serão pré-candidatas a vereadoras pelo partido, ela explica que são 18 pré-candidatos, e dentre esse número são três mulheres e uma delas é a vice- presidente do diretório, Vera Lúcia. “Devemos discutir política, mas também precisamos estar na comunidade junto com quem realmente precisa para sanar todos os problemas do povo. Com o Odir Dias na presidência do diretório do partido está sendo muito fácil ajudar essas pessoas, porque ele está
sempre disposto a dar apoio”, comenta a presidente.
Iara finaliza dizendo que não só as mulheres devem buscar seus lugares na política, mas os jovens
também. “Eles não sabem a força que têm!” finaliza.